segunda-feira, 11 de maio de 2015

{Resenha} Os 13 Porquês

Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Número de Páginas: 256
Classificação: 5/5


Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


Visão Geral


Bem, já tem um bom tempo que eu queria ler esse livro, mas como ele é um pouco complicado de achar para comprar fui adiando a leitura, até que me rendi e acabei lendo a versão em pdf. O pdf que encontrei de Os 13 Porquês está em péssimas condições, mas isso não me impediu de me apaixonar pelo livro, que trata de um tema pesado, delicado e extremamente presente nos dias de hoje; que é o suicídio.  


"Depois de tudo que contei nessas fitas, de tudo o que ocorreu, fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. Eu queria morrer."


Em Os 13 Porquês conhecemos a história de Clay Jensen, um adolescente que tem uma vida razoavelmente boa e normal, até o dia que ele recebe uma caixa contendo 7 fitas, sem nenhum remetente. Quando Clay começa a escutar as fitas, a voz de Hannah Baker, a menina que havia cometido suicídio 2 semanas atrás, invade os ouvidos do menino, e de certa forma o culpando (e mais 12 pessoas) por sua decisão de acabar com a própria vida. Clay que havia realmente falado com Hannah apenas uma vez, não consegue entender o porque de seu nome aparecer nessas fitas, e isso aguça a curiosidade do menino de ouvir as fitas, até porque ele alimentava sentimentos, secretamente, por Hannah.



A cada fita, Hannah fala sobre alguém que teve alguma influência em sua decisão de acabar com a própria vida, as primeiras fitas são, como descritas por ela "leves", mas foi onde tudo começou, onde a bola de neve começou a se formar, fofocas; boatos; intrigas... nada de extrema relevância para levar alguém a pensar em suicídio.


"Um boato baseado num beijo arruinou uma lembrança que eu esperava que fosse especial. Um boato baseado num beijo criou uma reputação. As outras pessoas acreditaram nela e reagiram de acordo com ela. E, às vezes, um boato baseado em um beijo tem um efeito bola de neve. Um boato baseado num beijo é só o começo." 


Os 13 Porquês, em minha opinião, é um daqueles livro que todo mundo deveria ler. Na maioria das vezes, a gente não tem noção alguma do impacto que causamos na vida dos outros. Vocês já pararam para pensar que uma brincadeira idiota, que todos participaram, e que na hora pareceu hilária, pode ter afetado drasticamente a vida de alguém? Ou uma fofoca que você espalhou ou repassou, possa ter sido o começo para alguém pensar em acabar com a própria vida? Ou que talvez, você poderia ter 'salvo' alguém se não tivesse o julgado pela reputação?

Este livro nos faz questionar tudo isso, Hannah Baker não era a garota que todos pensavam ser, ela era apenas uma menina que queria ter uma vida normal, que queria que as pessoas a conhecessem além de sua reputação, uma garota que depois de tantas decepções acabou se perdendo, ela não sabia mais quem era e ela achava que talvez seria melhor nunca saber. Aos poucos Hannah foi se perdendo na escuridão, a cada decepção uma parte dela morria. Parte dela queria pedir ajuda, deu sinais do que pretendia fazer, mas ninguém percebeu, Hannah quase falou disso com alguém, mas depois de tantas decepções que garantia ela teria que não fariam da dor dela uma piada?


"E eu estava certa... mas estava acabada. Estava cheia de lutar. Abri os olhos e mirei o céu noturno. Através do vapor, o mundo inteiro parecia um sonho"


Jay Asher nos faz um alerta importante com esse livro, nunca devemos julgar alguém só pelo o que ouvimos falar sobre ela, temos que conhece-la de verdade. E também nos mostra que não podemos esconder o que sentimos, por mais que dizer em voz alta nossos sentimentos seja, em alguns casos, difícil, guardar tudo só pra gente é pior, pois vai chegar um ponto que a 'bola de neve' vai estar tão grande que você não vai conseguir lidar com ela.



Leia Ouvindo 





Um grande beijo,
Clara e Ketilin




6 comentários:

  1. Oie, adorei a resenha, e amei o blog, lindo e fofo. Beijos, Jhe <3
    http://www.lindaestante.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain que bom que você gostou da nossa página. Seja sempre muito bem vinda ! Um grande beijo

      Excluir
  2. Parabéns, pelo blog e pela resenha desse livro lindo. Adorei tudo. Beijos :*
    http://tititi-literario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee que bom que você gostou da nossa página! Seja muito bem vinda sempre que quiser

      Beiiijos ;*

      Excluir
  3. Adorei a resenha! Estou ansiosa para ler esse livro. Beijos :*
    www.deliriosliterariosdasnow.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, espero que aproveite muuuuuuito a leitura. Um grande beijo !

      Excluir